Crateús. Novas opções de lazer e diversão vêm surgindo neste Município, graças ao trabalho de pessoas dedicadas à cultura e arte, que mesmo com as dificuldades existentes seguem firmes na decisão e ação de disseminar e preservar as manifestações culturais. Assim surgiu a Sociedade dos Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho (Sabi), Organização Não Governamental (ONG), que desde 2004 atua no Município promovendo arte e cultura. Esta semana, realizou a "Mostra Cá que Eu Mostro lá", no Cine Poty. 100 estudantes participaram da exibição, advindos do Colégio Regina Pácis e do Programa Pro-Jovem, da Escola Lourenço Filho.
Dos oito filmes que a Sabi recebeu como parte do projeto Cine Mais Cultura, uma referência a obra do poeta cearense Patativa do Assaré, um dos maiores expoentes da cultura nordestina, foram escolhidos três para exibir para a juventude crateuense, neste primeiro momento: "O Anão que Virou Gigante", "Dois Mundos" e "O Divino, de Repente". Estes filmes são oriundos do II Festival de Júri Popular ocorrido em fevereiro em 18 capitais brasileiras, que escolheu os melhores de 2010.
A entidade foi fundada com os objetivos de auxiliar a biblioteca municipal de Crateús em ações que promovam o gosto pelo livro e pela cultura, bem como desenvolver oficinas de artes, nas modalidades de teatro, música, bonecos, contação de estórias, artes plásticas, grafite, entre outras. Tudo isso voltado prioritariamente à inclusão de crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo. À época foram realizadas várias mudanças no funcionamento e operação da Biblioteca, como abertura de um setor infantil, contação de histórias, oferta de computadores com acesso à internet e abertura de um setor com livros em braile e em áudio para os deficientes visuais, fazendo com que a frequência de público aumentasse de 4 para 15 mil usuários por ano. No fim de
Este ano a entidade expandiu sua ação ao ser contemplada com o edital Cine Mais Cultura, também do Ministério da Cultura, recebendo aparelhagem para montagem de uma sala de cinema, que iniciou suas atividades em fevereiro. "O diferencial é que a sala é ao ar livre", relata, otimista, a presidente da Sabi, a atriz Karla Gomes. A sala foi nominada Poty em homenagem ao antigo Cine Poty de Crateús e ao rio que corta a cidade. A Sabi e a sala funcionam na Casa de Arte e Cultura João Batista, mantida pela Prefeitura.
O Cine Poty funciona todas às quartas-feiras, às 19h30, na Casa de Cultura. A entrada é gratuita para todos.
Mais informações
SABi: Casa de Arte e Cultura João Batista - Rua Francisco Sá, 148 – Centro
(88) 9910.9473 / 9253.3103 ou http://sabicrateus.blogspot.com
Silvânia Claudino
Especial para o Regional (Diário do Nordeste, 1/7/2010)
Fotos das sessões - Edição 1 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário